Definir a precificação de serviços é um desafio que envolve equilibrar custos de produção, preços praticados pela concorrência e a margem de lucro desejada. Para encontrar um valor justo que não comprometa a lucratividade nem afaste os clientes, é fundamental considerar não apenas os custos, mas também fatores de mercado. Além disso, compreender a diferença entre preço e valor é essencial para desenvolver uma estratégia de precificação alinhada ao perfil do cliente e à posição do negócio no mercado. Tem dúvidas sobre o assunto? Continue lendo para saber 3 formas de fazer precificação de serviços.
Como funciona a precificação de serviços?
Definir o preço de venda exige calcular entre os custos de produção, os preços praticados pela concorrência e a margem de lucro desejada. É preciso de estratégias eficientes para chegar a um preço que não seja tão baixo a ponto de não lucrar, nem tão alto que afaste os clientes e faça-os buscar outras opções.
Sendo assim, a precificação envolve considerar não apenas os custos, mas também fatores de mercado que podem influenciar a demanda pelo seu produto, como a Elasticidade do Preço de Procura (EPP), que é a probabilidade de um produto ou serviço ser substituído por outro devido a uma mudança de preço.
Além disso, é preciso ter em mente que preço e valor são conceitos diferentes: o preço está diretamente relacionado aos fatores como custos de produção, compra e encargos, enquanto o valor refere-se à percepção que os consumidores têm da marca, algo que se descobre por meio de pesquisas e interações com o público.
3 métodos de precificação de serviços
Há diversos métodos para realizar a precificação de serviços, sendo 3 dos mais comuns os seguintes.
Precificação pela demanda e diferenciação
O valor que um cliente está disposto a pagar é o principal guia para este tipo de precificação. Como mencionamos, vários fatores podem influenciar esse valor, e o cliente geralmente não tem conhecimento do custo real do produto ou serviço. Portanto, o preço pode não ser um fator central para ele.
No entanto, a determinação correta do preço de venda deve considerar três fatores fundamentais: o custo, a concorrência e o mercado consumidor. Além disso, é preciso entender também que a importância de cada um desses fatores pode variar. Mas, no geral, todos os três pilares devem ser considerados no momento da formulação do preço de venda.
Precificação fixa por serviço
Nesse método, você cobra um valor fixo pelo serviço, independentemente do número de horas necessárias. Criar uma tabela de preços pode ser útil para prospectar clientes. Para calcular o preço de cada serviço, estime o tempo necessário para concluí-lo e multiplique pelo valor da sua hora. Além disso, inclua os custos e despesas proporcionais, assim como na precificação por hora, que explicamos abaixo.
Precificação por hora
Nesse método, o cliente paga pelo número de horas trabalhadas. Para calcular o valor da hora trabalhada, comece definindo o total que deseja ganhar por mês, equivalente a um salário, e o número de horas que pretende trabalhar. Leve em consideração sua mão de obra, materiais necessários para o trabalho, e possíveis encargos. Ou seja, adicione a esse valor todos os custos e despesas proporcionais para determinar o valor final da hora. Precisa de ajuda para entender a posição do seu negócio no mercado e chegar às melhores estratégias de precificação? Fale com a SPCont hoje mesmo!