Você sonha em ter uma empresa unicórnio? Como funciona?

Uma empresa unicórnio é uma startups que alcança alto valor de mercado rapidamente através de práticas como a inovação tecnológica.

Uma empresa unicórnio, ou startup unicórnio, é aquela que alcança um valor de mercado superior a um bilhão de dólares antes de abrir seu capital em bolsas de valores. Essas empresas são conhecidas por trazer inovações para o mercado em que atuam, principalmente na área de tecnologia. Além disso, esse é um desejo compartilhado por muitas startups que operam nesse campo. 

No artigo de hoje, saiba mais sobre esse conceito e aspectos compartilhados por empresas que se encaixam na categoria.

O que é uma empresa unicórnio?

O termo “empresa unicórnio” foi criado em 2013 pela investidora de capital de risco dos EUA, Aileen Lee, e brinca com a ideia de que essas empresas são tão raras quanto unicórnios, sendo conhecidas por trazer inovações para o mercado em que atuam. É um desejo comum entre muitas empresas tornar-se uma unicórnio, em especial quando falamos da área tecnológica. 

O próprio termo “unicórnio” sugere o quão difícil é alcançar esse status, já que unicórnios são seres mitológicos e inexistentes no mundo real. No entanto, essa nomenclatura também simboliza a criatividade e a capacidade de gerar lucro de forma inovadora. 

As primeiras empresas consideradas unicórnios surgiram nos anos 2000, mas muitas delas já abriram seu capital e não se enquadram mais nesta categoria. No Brasil, também existem várias empresas unicórnio, principalmente nos setores de tecnologia, finanças, educação, logística, imobiliário e transporte. Em 2020, o Brasil tinha 15 empresas nacionais nesse seleto grupo de unicórnios.

Para empresas que adotam um modelo de negócio escalável, o caminho inicial é repleto de incertezas, mas também pode se mostrar extremamente recompensador no futuro, quando conquistam o desejado título de unicórnio.

Quais as características de uma empresa desse tipo?

Há alguns aspectos comuns entre as empresas que atingem a posição de unicórnio, como: 

  • Capacidade de inovação: isso já não é mais um diferencial, mas um requisito básico para empresas que querem se destacar. Por exemplo, o Spotify, que revolucionou a forma como ouvimos música com o streaming. Uma característica marcante das startups é sua capacidade de pegar conceitos existentes e transformá-los em algo totalmente inovador.
  • Posição de vantagem: a capacidade de inovação coloca as startups em uma posição privilegiada e garante uma vantagem competitiva no mercado. Sendo assim, ao serem pioneiras em seus setores, essas empresas acumulam conhecimentos valiosos que as permitem manter e atualizar suas soluções constantemente.
  • Investimento tecnológico: é crucial que essas empresas se mantenham atualizadas para não perder sua posição de liderança. Muitas vezes, isso significa investir fortemente em tecnologia, pois essa área tem crescido muito nos últimos anos e mostrado potencial. Embora nem todas as startups que se tornam unicórnios sigam essa regra, é comum que essas empresas invistam nesse segmento para impulsionar a inovação. 
  • Foco no cliente: todos os produtos, soluções e serviços são pensados para resolver um problema específico do cliente, o que contribui significativamente para o seu sucesso. Ou seja, antes de criar algo novo ou chegar com uma nova solução, é preciso se perguntar se aquilo atende a necessidade do seu cliente de maneira satisfatória.

Quer saber mais sobre esse conceito e dedicar seu negócio a seguir os passos das empresas de sucesso? Veja os serviços oferecidos pela SP Cont!